Luís Torres escreveu em seu Blog - Consult pergunta no singular e responde no plural: Soma da rejeição supera 136%


As pesquisas eleitorais, por natureza, já nascem suspeitas, por mais sérias que sejam. Para evitar suspeições, é preciso apresentar um resultado livre de qualquer questionamento. Não foi o caso da Consult, publicada neste domingo no Jornal Correio da Paraíba.
Eleitores mais atentos da edição deste domingo do Correio estranharam números da pesquisa Consult referentes à rejeição dos candidatos que vão disputar as eleições deste ano na Capital.
Simplesmente porque perceberam, sem precisar de calculadora, que a soma dos percentuais da pesquisa sobre a rejeição dos candidatos chega a 136,1%. A “sobra”, segundo alguns eleitores, já havia sido identificada na pesquisa publicada sobre Campina Grande.
O Instituto, de pronto, dirá que é porque as respostas foram múltiplas, já que o questionário registrado na Justiça eleitoral oferecia espaço para três e não apenas uma opção.
O problema é que o leitor do jornal não teve acesso a essa informação. Aliás, segundo o próprio Jornal Correio, fica claro que a Consult, ao levantar a rejeição dos candidatos, perguntou no singular em “qual” dos candidatos citados não votaria, o que supõe apenas um nome. E não em “quais”, que permitiria mais de uma opção.
Está lá na edição do Correio. A pergunta no singular e a resposta no plural. Pequena ausência de informação que confunde quem já não confia muito nos institutos.
Assim, por mais que se esforce, fica difícil dar 100% de credibilidade às pesquisas eleitorais. Imagine 136%?!
Fonte: Blog de Luís Tôrres
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. TV Periferia Cabedelo - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger