A Umbanda é uma religião brasileira criada por um espírita Kardecista em 16/11/1908 com elementos afro, indígenas e cristão europeu

Fundada por Zélio Fernandino de Moraes, um espirita kardecista do Rio de Janeiro em 16 de novembro de 1908, a Umbanda pode se considerar uma religião brasileira. 

O fundador sintetizou elementos das culturas afro-americanas, indígena e europeia para, apartir do sincretismo entre o candomblé, o catolicismo e o espiritismo, introduzir uma nova religião no brasil. 
A religião criada pelo espírita, foi rotulada como aceita pelos católicos, repudiada pelos evangélicos e vista como aliada pelos povos de terreiro.

"Religião brasileira por excelência", caracteriza-se por sintetizar e cultuar os orixás africanos, os santos católicos e os espíritos tradicionais de origem indígena. 
Mesmo criada em 16/11/1908, a Umbanda só foi oficializada como religião em 18 de maio de 2012 pela Lei 12.644/2012. Em 2016 o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), reconheceu e a oficializa como patrimônio imateriais no Estado. 

Umbanda quer dizer "arte de curar" ou "conjunto das leis divinas", "magia" ou Deus ao nosso lado". Mas também pode ser "além, onde mora os espíritos".
Segundo uma breve pesquisa, a sua formação está vinculada às dinâmicas históricas e sociais que marcaram o período colonial e pós-colonial do Brasil. Resistente ao processo de opressão e aculturação impostas pelas estrturas de poder vigente. 

CALUNDU - É o ritual mais antigo que se tenha registro no Brasil e deriva do povo escravizado sincronizado com o povo de cultura indígena de onde se acha que a Umbanda originou-se. Hoje ja dispõe de mais de 400 mil seguidores segundo o censo do IBGE

Texto: Aguinaldo Silva
Fotos: Cabedelo na Rede/Agência Brasil

Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. TV Periferia Cabedelo - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger