Vereador Marcio Bezerra debate a qualidade dos serviços de transporte em sessão especial na Câmara de Cabedelo


A Câmara Municipal de Cabedelo realizou uma Sessão Especial para discutir a qualidade dos serviços que a empresa de Reunidas oferece aos seus usuários. A sessão teve o objetivo de apresentar soluções para amenizar os problemas enfrentados no dia a dia pelos cidadãos cabedelenses.
A sessão foi proposta pelo vereador Márcio Bezerra e contou com a presença de quase a totalidade dos parlamentares e de várias autoridades municipais. Compeseram a mesa dos trabalhos: Lucas Santino; Márcio Bezerra; Wellington Viana (Leto); o presidente da ACICA Profº José Marques; o estudante e representante dos usuários, Cristiano Porfírio; e Mário Tourinho, da Reunidas.
Márcio Bezerra justificou o motivo de seu requerimento e relatou todas as dificuldades vivenciadas pelos usuários dos transportes coletivos. Superlotação dos ônibus, atraso constante, falta de uma tabela de horários, assaltos aos usuários, diminuição da frota na cidade, ineficiência do serviço nos horários de pico, sobrecarga da função do motorista que acumula a função de cobrador, abrigos de passageiros, estavam entre os temas discutidos.
O representante da Reunidas, Sr. Mário Tourinho, elogiou a iniciativa dos parlamentares e justificou a ausência do presidente da empresa, o Sr. Alberto Pereira do Nascimento, alegando outros compromissos anteriormente agendados. Ele ressaltou a complexidade que há nesse serviço de transportes intermunicipal e principalmente sendo realizado numa rodovia federal que depende da intervenção do DER, PRF e DNIT para a realização de várias ações. Lamentando inclusive, a não convocação destes órgãos.
Tourinho fez balanço da situação tarifária da empresa comparando-a com o sistema em grandes cidades do Brasil, a exemplo de Curitiba e São Paulo. Destacou o planejamento para instalação e adaptação de paradas de ônibus além da mudança do percurso realizado na rodovia Pedro Gondim (Br 230) exige muito estudo e parceria entre o Poder Público e a Iniciativa Privada, devido à sua complexidade.
Por fim, o representante da empresa não se julgou apto a responder às reclamações com mais detalhes e se comprometeu a recebê-las por escrito, encaminhá-las ao presidente da empresa para que o mesmo possa tomar conhecimento e dar as devidas respostas à população de Cabedelo.
Cristiano Porfírio, representante dos estudantes na mesa, chamou a atenção das autoridades e da população para os problemas que o cidadão enfrenta diariamente ao utilizar os coletivos da Reunidas. Zé Marques, presidente da Acica, reclamou que há muitos anos nenhuma solução é apresentada pela empresa diante de tanto descaso. “A população espera um serviço de qualidade e ainda um setor de reclamações da empresa situado na cidade”. Reivindicou Ze Marques.
O Vice-prefeito, Wellington Viana, também presente na sessão, ressaltou que há anos ocorreu desatenção do Poder Público com a questão do Transporte e que é obrigação zelar pela qualidade desse serviço. Leto afirmou ainda que a atual gestão não medirá esforços para se comprometer com  o serviço no que tange às suas responsabilidades.
Em uníssono, os demais vereadores se pronunciaram sobre os problemas já evidenciados, alguns inclusive, apresentaram novas propostas de discussão que serão encaminhadas posteriormente à presidência da empresa.
O vereador Eudes Souza, relatou números estatísticos em relação à quantidade de usuários que utilizam os coletivos da empresa diariamente sugerindo uma arrecadação considerável para a empresa dentro do Município de Cabedelo.
O líder do governo Rosivando Viana, defendeu uma discussão mais ampla sobre o assunto e leu uma nota da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de João Pessoa, noticiando que todas as empresas de transportes coletivos que realizam o transporte de estudantes na Capital (inclusive a Reunidas), percebem uma verba de “R$ 300.000 (trezentos mil reais)” como incentivo para a gratuidade.
Lúcio José sugeriu que a empresa busque junto aos setores competentes da Prefeitura, a possibilidade de utilização do espaço físico do antigo Center Lanches para a instalação de um terminal de ônibus decente e estruturado em Cabedelo.
Tércio Dornelas e Moacir Dantas sugeriram que se a empresa não tem condições de oferecer um serviço de qualidade, que “entreguem a concessão pública” para que outra empresa a exerça com eficiência.
Mário Tourinho se comprometeu em levar todas as reclamações e sugestões à presidência da empresa e disse que levou em consideração a sugestão da instalação de um canal de comunicação entre a empresa e a população, reafirmou que o sistema de transporte público de Cabedelo é atípico e possui características muito peculiares e sugeriu uma redivisão geográfica entre as cidades de João Pessoa e Cabedelo.
Uma nova sessão foi agendada para o dia 20 de junho, desta feita, com a presença do presidente da Reunidas e representantes de outros órgãos.
Da redação com o Radialista Rodrigo Viana
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. TV Periferia Cabedelo - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger