Em entrevista exclusiva ao Cabedelo na rede Aprígio Lima fala de política, transito e mobilidade urbana em Cabedelo
O Secretário Adjunto de Mobilidade
Urbana de Cabedelo, Aprígio Lima, deu entrevista exclusiva ao Radialista
Aguinaldo Silva e falou sobre política, renuncia de Luceninha, ascensão de Leto
ao poder em Cabedelo, da fundação do PROS e sua bancada na cidade portuária, dos
alternativos, taxis, moto-taxistas, transito e mobilidade urbana de Cabedelo.
Aprígio Lima é presidente do Partido Verde
em Cabedelo e uma das maiores autoridades de transito da cidade. Formado em mobilidade
urbana sustentável e inclusiva, pela UFU - Universidade Federal de Uberlândia,
conclui sua graduação pela UNIUBE. Sua historia com o transito começou em 1986,
quando foi o segundo policial de Cabedelo indicado para a Cia de Transito da PM
paraibana, onze anos antes da criação do Código de Transito Brasileiro (Lei 9.503/97).
Dispondo de um vasto conhecimento, adquirido
e acumulado ao longo de suas experiências no disciplinamento do transito, Aprígio
Lima deve continuar na pasta de Transito do município de Cabedelo na gestão de
Leto Viana. Esta semana, recebeu o Radialista Aguinaldo Silva em seu gabinete e
respondeu a todas as perguntas que lhes foram feitas. Aprígio ainda mantém no ar,
na internet, o Blog www.aprigiolima.blogspot.com
onde escreve sobre transportes, transito e mobilidade urbana.
Leia a seguir, a íntegra da entrevista
do secretario adjunto de mobilidade urbana de Cabedelo, ao Radialista Aguinaldo
Silva ou clique Aqui e ouça o áudio da entrevista
Você
é secretário adjunto desde janeiro de 2013, como analisa a renuncia de
Luceninha e a ascensão de Leto a prefeitura de Cabedelo?
Realmente eu venho desde o inicio da
gestão de Luceninha. Mas, fazer uma avaliação ou analisar a sua decisão é algo
assim muito difícil, porque ninguém esperava, ela foi tomada de forma isolada e
sem informação alguma para os auxiliares. Com certeza ele deve ter tido seus
motivos, ninguém toma uma decisão como esta sem ter uma razão, mais para mim
fica difícil fazer uma analise. Em relação à ascensão de Leto, eu vejo como
positiva para a cidade. As medidas administrativas que o novo prefeito tem
tomado, já refletem positivamente na sociedade. Seus esforços se concentram
para o pagamento dos meses de novembro, dezembro e o décimo terceiro dos servidores.
Ele vem trabalhando para honrar o pagamento dentro do mês trabalhado. Maiores
informações não podemos ainda te repassar, até porque continuamos respondendo
interinamente pela pasta e ainda não foi feita nenhuma reunião com o
secretariado. Esperamos que lá para o dia 2 de janeiro, essa reunião seja feita
e possamos saber quais as diretrizes da nova gestão para conduzir a cidade nos próximos
três anos.
Haverá
continuidade das ações que foram programadas pela SEMOB na gestão Luceninha
como a criação da própria secretaria, organização do transito e o reordenamento
das praças de taxi da cidade?
Eu participo, realmente, desde o inicio
do governo Luceninha. Tínhamos apenas um departamento de transito, participei
da elaboração da Lei e da criação de toda a estrutura da secretaria. Inicialmente,
investimos na formação dos agentes, com cursos de capacitação. Algumas ações já
foram implantadas na cidade e visavam à educação dos condutores e pedestres. Nesse
período, já dotamos a secretaria de dois instrumentos fundamentais para a
mobilidade urbana de Cabedelo. Uma é o Plano de redução de acidentes, dando,
inclusive, cumprimento a uma lei federal (lei 5.525/09). O outro é o Plano
Diretor de Mobilidade Urbana que trás as metas e prioridades do transito
cabedelense pré-definidas. E, está em andamento a criação do Conselho Municipal
de Transito, para que possamos fazer essa discussão com a sociedade. A partir
de janeiro vamos investir na formação do conselho e convocar os membros da
sociedade que o comporão para iniciarmos essa discussão sobre esses
instrumentos elencados. Com relação aos pontos
de taxi do município, encontramos 28 deles, alguns estão sendo modificados,
outros unificados ou extintos, porque na realidade, quando o plano diretor de
mobilidade urbana for efetivado, estes pontos deverão estar organizados e serão
regulamentados. Assim como, as ciclovias, os espaços para a prática de Cooper,
entre outras. Isso são ações que tem que ser debatidas com a sociedade e depois
executadas. Vamos fazer isso em médio e longo prazo.
Temos
informações de que muitas dessas praças foram distribuídas aleatoriamente e algumas
estão sem ser utilizadas. O próprio prefeito afirmou que, muitos sequer,
trabalham no ramo e apenas detém a concessão para poder comprar um veículo mais
barato. O ex-secretário, Coronel Romildo Oliveira, baixou portaria e visava
ajustar esse seguimento. Como fica a partir de agora? Esse trabalho terá
continuidade?
Sim, com certeza, inclusive o prefeito Leto
já determinou que fosse feito um levantamento e nós já estamos visitando os
pontos e identificando as irregularidades. Eu mesmo já visitei alguns locais e,
nessas visitas, já identifiquei dez concessões que não atendem as regras e suas
finalidades. Pessoas que nem moram na cidade tem a posse de algumas delas. Essas
concessões irregulares serão identificadas e classificadas em um recadastramento
que iremos realizar a partir de março e, por determinação do prefeito, as que
não tiverem atendendo a legislação e a sua finalidade, serão revogadas e redistribuídas.
Havia
a informação de que a Semob estaria se preparando para dotar a cidade da sinalização
necessária e de alguns semáforos, isso terá continuidade?
Iniciamos um estudo ainda no governo
Luceninha, através da Cetel, empresa de Pernambuco com 28 anos de experiência no
ramo de transito e mobilidade urbana no pais, esses estudos foram interrompidos
em virtude da renuncia, mas, em janeiro estaremos sentando com o prefeito Leto,
para que essa proposta tenha sua continuação e atenda a demanda reprimida (carência
de semáforo) existente na cidade.
Voce
disse que existem 28 pontos de taxi na cidade, quantos veículos operam o
sistema?
A existência desses 28 pontos não
significa dizer que todos os 28 estão funcionando. Alguns serão extintos,
outros unificados. Com relação à quantidade dos taxis, existem hoje 214
permissões outorgada. Segundo determina a lei, a cidade deve ter um taxi para
cada 250 habitantes. Cabedelo deveria ter mais 34 taxis para atender a
legislação, totalizando 248 operadores do sistema.
Dois
dos principais gargalhos da mobilidade urbana de Cabedelo são: os motos-taxistas
e os alternativos. Como o novo governo vai enfrentar essas questões?
Voce esta colocando dois e eu acrescento
mais um e diria que são três, incluindo aí, as cinquentinhas (motos de baixa
cilindradas). A questão dos alternativos já existe uma vontade do governo do
estado em legalizá-los. Enquanto isso, vamos a partir de janeiro, fazer o mesmo
procedimento que a Semob de João Pessoa está fazendo, aí não será apenas a
Semob de Cabedelo, mas, também, a Semob de João Pessoa, e os órgãos de transito
de Bayeux e Santa Rita, para em uma ação conjunta, coibir o transporte
clandestino. Até porque, esse é um transporte ilegal e será combatido. Vamos
coibir o transporte alternativo em Cabedelo a partir de janeiro. Em relação aos
motos-taxisistas, existe uma resolução desde junho de 2013 (Resolução 356/13),
regulamentando o sistema na cidade. Começamos a elaborar um curso de formação
para essa categoria. Esse processo esteve paralisado por conta da renuncia e
mudança de gestor, mas já está em pleno andamento. O terceiro gargalho é a
questão das cinquentinhas (motos de baixa cilindradas) que são utilizadas no
transito de nossa cidade e a lei determina que o município legisle sobre as
cinquentinhas. Já elaboramos um projeto de lei, o mesmo já foi encaminhado ao
prefeito que, por sua vez, o encaminhou a procuradoria para análises e, posteriormente,
deverá ser enviado a Câmara para regulamentar o trafego das cinquentinhas em
nossa cidade.
Você
é considerado o Carlos Batinga de Cabedelo quando o assunto é transito, ou seja,
é um estudioso da questão e estará viajando agora para formação pessoal nessa
área. Qual a sua formação no tocante ao transito e pra onde vai e o que busca
nessa viagem que fará agora?
Inclusive, em uma das sessões que
participei na assembléia legislativa para discutir sobre transito, tive a
oportunidade de encontrar Carlos Batinga que é meu amigo. Ele é, realmente, uma
das maiores autoridades paraibana nas questões de transito, é engenheiro de
trafego e fico lisonjeado com sua colocação. Minha historia com o transito
começou em 1986, eu fui o segundo policial de Cabedelo a fazer parte da Cia de
Transito da PM paraibana, onze anos antes da existência da lei que criou o Código
de Transito Brasileiro (Lei 9.503/97). Com a criação das novas regras e termologias,
surgiu a necessidade de me aperfeiçoar nas questões da mobilidade urbana e
graças a um contato e a ajuda do então prefeito de Uberlândia Gilmar Machado,
pude então me especializar em mobilidade urbana sustentável e inclusiva, pela
UFU - Universidade Federal de Uberlândia. Continuo graduando pela UNIUBE na
questão de gestão de transportes terrestres. Estou viajando esta semana para
lá, em busca de concluir alguns estudos, visando contribuir com o transito e a
mobilidade de nossa querida Cabedelo. Temos ainda um Blog onde escrevemos sobre
transportes e transito na internet, o endereço é WWW.aprigiolima.blogspot.com
Vamos
mudar um pouco de assunto e falar de política. Temos a informação de que, mesmo
sendo presidente do PV, você fez parte das articulações para trazer o PROS para
Cabedelo, inclusive, levando quatro vereadores para a nova legenda, qual a sua
participação nessa articulação?
Realmente, sou presidente do diretório do
partido verde na cidade, por ser militar e amigo pessoal do Major Fábio, fui procurado
por ele que estava articulando a vinda desse novo partido para a Paraíba, para
conduzir o processo de fundação do PROS na cidade portuária. Como detenho o respeito
da direção estadual do meu partido, o PV, lhe informei que não desejava sair de
minha legenda. Mas, participei da formação da nova legenda, colocando meu
sobrinho Janderson (ex-diretor de Transito do município) como presidente da
comissão provisória do PROS em Cabedelo. Em seguida conversamos com alguns vereadores
convidando-os para integrar o novo partido, deixando-os livres, inclusive, para
retornarem as suas legendas de origem se não ficarem satisfeitos. Por ser um
novo partido, a lei permite e dar essa condição. Alguns vereadores que, talvez
mal acomodados em suas legendas (Josué Goes, Marcio Bezerra, Eudes e Fernando
Sobrinho), vieram para o novo partido, formado a maior bancada da Câmara com
quatro parlamentares.
Essa
bancada vai reivindicar secretarias no novo governo?
O PROS já nasce na base do governo,
todos os vereadores que vieram para a legenda são da base do governo. De modo
que vamos a partir de janeiro, sentar com o prefeito para definir alguns
detalhes. Mas, o PROS já é governo em Cabedelo.
Queremos
agradecer a gentileza de nos conceder entrevista exclusiva e estamos satisfeitos
com suas respostas. Fique a vontade para emitir sua mensagem de ano aos
cabedelenses, nossos leitores.
Eu sou quem agradeço e estamos sempre
aqui para contribuir com aquilo posso. Quero sim desejar aos cabedelenses e
seus leitores, um 2014 abençoado por Deus, sucesso para aqueles que estão em
busca de suas conquistas. Desejo ainda, um ano novo de muitas conquistas para o
povo cabedelense e que o novo prefeito possa, enfim, acertar e colocar Cabedelo
nos trilhos e na rota certa. Feliz ano novo para todos e muito obrigado pela entrevista.
Reportagem, texto e foto:
Aguinaldo Silva e equipe.
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