Morre um dos detentos baleados dentro do Presídio do Roger e Sindicância vai apurar princípio de rebelião.


A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária vai instaurar sindicância para apurar o princípio de rebelião que aconteceu na sexta-feira (17) no présidio do Róger, em João Pessoa. Na madrugada deste sábado (18) um dos detentos envolvidos, Thiago da Silva Ramalho, 26, faleceu. Ele passou por procedimentos médicos de emergência no Hospital de Emergência e Trauma da Capital, mas não resistiu ao ferimento de arma de fogo.
Desde o início do motim, agentes penitenciários e policiais militares entraram em ação no sentido de conter os ânimos dos apenados. Após as negociações, foi necessário o acionamento das tropas do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar.
Realizada a contenção, começou o atendimento aos feridos. O gerente executivo do Sistema Penitenciário do Estado, tenente-coronel Arnaldo Sobrinho, disse que a prioridade era a retirada e posterior socorro aos feridos de dentro do presídio.
Unidades de resgate do Corpo de Bombeiros e Samu reforçaram o atendimento médico que era realizado pela equipe da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap). Ao todo, 14 detentos foram socorridos para hospitais da Capital, dos quais 8 já receberam alta e foram levados de volta para o presídio. Outros apenados tiveram ferimentos leves e escoriações, recebendo assim o atendimento médico dentro da unidade, sem necessidade de remoção.
Motivo – De acordo com o tenente-coronel Arnaldo Sobrinho, rixas entre facções criminosas rivais teriam motivado a confusão. O secretário de Estado da Administração Penitenciária, coronel Washington França, recomendou a elaboração de relatório e determinou a abertura de sindicância para apurar as motivações do episódio, a intervenção realizada, os disparos de arma ocorridos, inclusive os que resultaram em ferimentos, além dos danos causados ao patrimônio público.
Deram entrada no Trauma:
JOSE CARLOS DOS SANTOS NASCIMENTO, 30 anos, estado regular
PACIENTE NAO IDENTIFICADO, aproximadamente, 27 anos, estado grave
LIVOMAR DA COSTA E SILVA , 22 anos, estado regular
EDGLEIDSON DE SANTOS SOUSA, 28 anos, estado regular
CRISTIANO SANTANA DA SILVA, 34 anos, estado regular
JOSINALDO DA SILVA, 36 anos
THIAGO BEZERRA DA SILVA, 20 anos
ROBES HELDE LIRA, 25 anos,
JOSE ALEX BARBOSA COSTA, 32 anos
PEDRO JEFFERSON DA SILVA NASCIMENTO, 24 anos
Foram encaminhados para o Ortotrauma, em Mangabeira, cinco detentos com ferimentos leves, mas todos já receberam alta. A rebelião deixou um saldo de 15 feridos e um óbito. Todas as visitas permanecem suspensas por tempo indeterminado.
Fonte: Secom/PB
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. TV Periferia Cabedelo - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger