A volta do pires na mão – A Lei Padre Alfredo de incentivos a cultura de Cabedelo poderá ser revogada e artistas se mobilizam.

Chega em nossa redação a informação de que o Prefeito Zé Régis enviou a Câmara municipal um projeto de Lei revogando a Lei Padre Alfredo (Lei 963/99 de incentivos a cultura na cidade). Temendo a reação dos agentes culturais, a proposta não foi bem recebida pelos vereadores que não querem se indispor com a classe em ano eleitoral.
No inicio de seu governo, Zé Régis revogou a lei que subsidiava as associações de moradores dos bairros da cidade e tentou incluir a lei de incentivos culturais. A reação da classe artística foi imediata e a tentativa foi frustrada e o projeto retirado de pauta.
A informação é que o chefe do executivo pretende criar o Fundo Municipal de Cultura. Se essa for a vontade do governo, não precisa revogar o instrumento mais democrático do fazer artístico da cidade (A Lei 963/99), basta colocar em funcionamento a Fundação Almagre, idealizada pelo então subsecretário Fernando Abath e  criada pela Lei 1155 de 18/06/2003 e publicada no QOC de 01 a 15/07/2003 e que o governo Zé Régis não demonstrou interesse algum em institui-la de fato. Ela já prever o tal Fundo que querem agora instituir.
A verdade é que este governo não tem e não gosta de cultura e não quer a liberdade política dos artistas locais. Deseja vê-los de pires na mão visitando seu gabinete para que ele possa direciona-los politicamente como faziam antes.
Segundo Tadeu Patrício, se isso for verdade, é um retrocesso e a classe artística vai se mobilizar para que isso não ocorra. Nós do Blog Renascer em Notícia ficamos no aguardo dos esclarecimentos e que tudo isso não passe de um boato. Do contrario, iremos erguer nossa trincheira contra a segunda tentativa de revogação da lei por este governo sem cultura.
Espero que os vereadores não cometam este equívoco de revogar uma lei Padre Alfredo que é fruto da discussão, organização e mobilização dos artistas desta cidade, para aprovarem sem debater amplamente o assunto, uma proposta que não foi discutida com a classe cultural.
Aguinaldo Silva
Foto da Internet
Compartilhe este artigo :

+ comentários + 1 comentários

10 de novembro de 2011 às 12:31

O que se ver anunciado neste pra mim não é novidade. Tentei passar este problema aos demais artistas e fui interpretado mal, tanto que creio que a comissão esta fazendo reuniões às escuras para não ser tão transparente. Mas o que Tadeu Patrício está tentando dizer através do Renascer é que os artistas tem sim que se reunir o quanto antes, se mobilizar e ver os prós e os contras neste novo passo, digamos assim.

Alexandre Souza d’ Oliveira

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. TV Periferia Cabedelo - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger