Nestes dias 16 e 17 de novembro, ocorre mais um treinamento para implantação do  SIPIA CT-WEB (Sistema de Informação para Infância e Adolescência) na Escola de Conselhos em João Pessoa-PB, promovido pelo CEDCA – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O SIPIA CT-WEB é um sistema informatizado (online) de registro e tratamento de informações que permite que os conselheiros tutelares registrem, acompanhem e encaminhem medidas apropriadas para os casos de direitos violados de forma ágil e sistemática, sob a garantia dos direitos fundamentais preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente(Lei Federal 8.069/1990).
Os dois Conselhos Tutelares de Cabedelo foram representados pelo conselheiro Igo Viana, que, juntamente com os conselheiros de Sapé (Marcos Felipe), Sobrado (Josineide Barbosa) e Bonito de Santa Fé (Maria do Socorro) estiveram sob a coordenação da técnica Maria Julianna. Eles serão os responsáveis diretos pela capacitação dos demais conselheiros tutelares de suas cidades.
O conselheiro Igo Viana ressalta a importância da informatização.
Esse mecanismo é uma grande conquista pra o Conselho Tutelar! É magnifíco! Ele tem, ainda, algumas deficiências, mas, sua implantação, além de agilizar, vai também orientar e organizar os registros do nosso órgão;  os conselheiros poderão ainda cadastrar e consultar as denúncias acessando qualquer computador conectado à internet; as denúncias também ser feitas, online, por qualquer cidadão ou instituição; e uma outra ferramenta fantástica é a possibilidade de consultarmos, em seu banco de dados, providências cabíveis para cada caso, separando o que é ou não atribuição dos conselheiros, padronizando de forma definitva as nossas ações. Recebi a grata missão de capacitar meus companheiros e num futuro, bem próximo, todos os conselheiros estarão usando o SIPIA CT WEB
Interface do SIPIA CT WEB
Apesar da empolgação, o conselheiro lamentou a falta de estrutura, ocasionada pela falta de atenção de órgãos administrados pelo Poder Executivo.
Graças a iniciativa de seus conselheiros, Cabedelo poderá ser uma das cidades pioneiras na Paraíba a utilizar o sistema.  Porém, o que é lamentável é que os nossos Conselhos Tutelares, são mal equipados com apenas 01 computador e que funcionam em condições precárias. No Setor I, deveríamos ter um computador na recepção para o recebimento das denúncias, outro na sala da equipe técnica e ainda o computador com os arquivos dos conselheiros, todos equipados e conectados. Pra piorar mais ainda, a manutenção dos computadores e impressoras dos Conselhos é realizada pela Coordenação de Processamento de Dados que presta um serviço de péssima qualidade a estes órgãos públicos” Completou, Igo Viana.
Fonte e Foto: Soltando o Verbo