Quem foi Altimar de Alencar Pimentel? Um ilustre membro da Academia Brasileira de Letras e Academia Paraibana de Poesia!
Foi pesquisador, diretor de teatro e jornalista, além de ter pertencido a várias entidades culturais e ter recebido, por sua vitoriosa carreira, elogiosas críticas, prêmios e condecorações. Na política, exerceu o cargo de Vereador e Secretário de Cultura do Município de Cabedelo, Paraíba.
Ele viveu de 1952 a 21/02/2008 na Paraíba, além de professor e jornalista, foi dramaturgo e folclorista, deixou um acervo de várias centenas de artigos, peças teatrais e livros sobre teatro, folclore, ensaio literário e história.
Como autor teatral, a sua produção é comparada com as importantes produções de Luiz Marinho e do grande paraibano Ariano Suassuna.
Ele foi, essencialmente, um homem de teatro, sem deixar de ser um dos mais notáveis folcloristas com que o Brasil contou do século XX e inicio do século XXI.
Pesquisador incansável, sempre deixou marcas superlativas em tudo o que fez. É dele – porque a obteve praticamente sozinho – a maior coleta do conto popular realizada no Brasil, assim como a das rondas infantis (feita com a parceria da esposa, dona Cleide Rocha Pimentel).
Pesquisou e produziu obras fundamentais sobre o coco-de-roda, o boi-de-reis, a barca e a ciranda de adultos.
Ultimava, com outros parceiros, a edição de um livro dedicado à coleta do romanceiro tradicional ibérico na Paraíba.
A pedido do então prefeito de Cabedelo Dr. Junior, escreveu e publicou em 2001, dois volumes do livro CABEDELO. Uma das mais completas obras sobre a cidade portuária paraibana e que se mistura com a história do Porto da Paraíba
Você pode ler mais sobre a grandiosa obra do grande Altimar Pimetel, acessando o texto "Biografia de Altimar de Alencar Pimentel" escrito por Francisco de Paula Melo Aguiar (de onde retiramos parte dessas informações) e que está publicado no blog do escritor.
Acesse o link abaixo e leia:
https://altimarpimentel.blogspot.com/p/blog-page.html?m=1#:~:text=Foi%20pesquisador%2C%20diretor%20de%20teatro,do%20Munic%C3%ADpio%20de%20Cabedelo%2C%20Para%C3%ADba.


Postar um comentário
Deixe seu comentário