O Governador Ricardo Coutinho assinou protocolo para construção do um Terminal de Múltiplos Usos no porto de Cabedelo
O
governador Ricardo Coutinho assinou, nesta quarta-feira (13), protocolo de
intenções para a construção de um Terminal de Múltiplos Usos (TMU) no Porto de
Cabedelo. Custeado completamente pela iniciativa privada, através de parceria
entre a empresa paraibana Marlog Logística e o grupo português Mota-Engil, o
TMU receberá um investimento de R$ 450 milhões para a implantação de uma área
para movimentação de cargas conteinerizadas que ocupará aproximadamente 100 mil
m², duplicando a capacidade do Porto.
Serão
construídos dois novos berços de atracação com 600 metros de cais. A
expectativa é que o TMU possa gerar cerca de 300 empregos diretos durante a
fase operacional e mais 300 indiretos no decorrer das obras de implantação do
empreendimento. A construção do novo terminal portuário estimulará a economia
de todo o Nordeste, garantindo apoio logístico para as empresas paraibanas e de
estados vizinhos que poderão utilizar um complexo com toda a infraestrutura
necessária para o escoamento da produção.
O
governador Ricardo Coutinho destacou a importância da parceria público-privada
para viabilizar o projeto, que já estava previsto no Plano de Desenvolvimento e
Zoneamento (PDZ) do Porto de Cabedelo. “O projeto é público, foi realizado pelo
Governo do Estado, mas os recursos estão escassos em todo o País, então tivemos
que buscar parcerias com a iniciativa privada para ampliar o número de empregos
e a movimentação de cargas. É um investimento que dialoga com o aumento da
capacidade industrial do Estado”, afirmou.
O
presidente da Companhia Docas da Paraíba, Lucélio Cartaxo, frisou que o TMU
representará a modernização do Porto de Cabedelo e o fortalecimento da economia
paraibana. “Um investimento deste porte traz bons frutos para o Estado,
potencializando a política de geração de emprego e renda, além de fortalecer a
economia de todo o Estado”, avaliou.
Como
contrapartida os investidores completarão a dragagem de aprofundamento do canal
de acesso e bacia de evolução do Porto de Cabedelo para 11 metros de
profundidade. O protocolo de intenções prevê ainda a realização da manutenção
das ruas de acesso ao TMU em Cabedelo pelo grupo privado. De acordo com os
empresários, serão realizados também programas de qualificação profissional
para que o empreendimento absorva a mão de obra local.
Parceria
- Uma joint venture entre a empresa paraibana Marlog Logística e a portuguesa
Mota-Engil foi formada para a construção do Terminal de Múltiplos Usos. De
acordo com o diretor-superintendente sócio-diretor da Marlog, José Arlan Rodrigues,
o empreendimento será importante para a logística de todo o Nordeste e Cabedelo
passará a exercer um papel ainda mais importante no cenário nacional.
“Cabedelo
tem uma localização privilegiada e agora terá uma infraestrutura mais moderna.
Esses fatores possibilitarão que o Porto de Cabedelo seja o principal destino
para cabotagem (navegação entre portos do mesmo país) do Brasil”, afirmou José
Arlan. O empresário destacou ainda os investimentos do Governo do Estado em
estradas para melhorar a logística na Paraíba. “O programa Caminhos da Paraíba
é referência. É muito importante esse trabalho sincronizado com o poder
público”, observou.
A
Marlog Logística é uma empresa que faz parte do Grupo Marajó Transporte,
atuando há 45 anos nos segmentos de logística, distribuição e operações
portuárias em vários estados do Nordeste. O grupo é atualmente o líder de
movimentação de cargas no Porto de Cabedelo, com aproximadamente 1 milhão de
toneladas movimentadas por ano.
O
grupo português Mota-Engil foi fundado em 1946, está presente em 22 países e
faz parte do ranking das 30 maiores empresas europeias. Possui diversos
terminais portuários, como o Terminal Norte do Porto de Aveiro, Terminal de
Sines e Terminal de Cruzeiros Marítimos, todos em Portugal, além do Terminal de
Contêineres de Aventura, na Colômbia.
Edição:
Aguinaldo Silva
Texto e Fonte: Secom-PB
Fotos: Fotos: José
Marques/Secom-PB
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