Guardas Civis Municipais criaram sindicato da categoria e reivindicam melhores salários e condições de trabalho.

Organizados em Sindicato próprio da categoria (SindGuardas-PB), os Guardas Civis Municipais paraibanos já começam a mobilizar-se em busca de melhores condições de trabalho e de remuneração. Por não se sentirem representados pelo sindicato dos vigilantes (órgão que até então representava a categoria), vários guardas civis das principais cidades que compõem a grande João Pessoa, decidiram fundar seu próprio sindicato e já começam a incomodar os prefeitos que não respeitam os direitos da categoria.
Com reivindicações que vão desde a implantação de PCCR, GEC, GDA e outros tipos de gratificações, os guardas municipais de Cabedelo estiveram reunidos na semana passada, com representantes de seu sindicato o SindGuarda-PB. Na oportunidade, foram discutidos os principais problemas enfrentados pela categoria no município, que vão desde a falta de fardamento, até a implantação de algumas gratificações. Os agentes da guarda cabedelense denunciaram que alguns direitos lhes são subtraídos e que a Lei 1.472/2009 que regulamenta e disciplina os servidores da guarda em Cabedelo, prever algumas punições que podem ser consideradas absurdas.
Os representantes do Sindicato disseram que, a partir de agora, estarão mais presentes na cidade portuária e prometeram intensificar a luta para conquista de alguns direitos para os agentes cabedelenses. Citando como exemplo as conquistas alcançadas em cidades como Bayeux e Conde, onde além de derrubarem um secretário, os guardas municipais conseguiram reajuste salarial de 100%, emendaram o regulamento disciplinar da categoria, conquistaram melhores condições de trabalho e a incorporação de algumas gratificações.
Uma comissão será formada para analisar a lei mencionada e um projeto de emenda será apresentado para ser discutido com as autoridades municipais. A Guarda Municipal de Cabedelo é composta hoje por cerca de 216 agentes. A média salarial de um guarda cabedelense é de R$ 1.100,00 para 44 horas de trabalho semanais. Na reunião tomamos conhecimento que existem, entre estes profissionais, agentes de transito não habilitados e guarda civil, semi-analfabetos. “A sugestão é que seja disponibilizados cursos de formação periódicos, inclusive, com o patrocínio por parte do município, da CNH para os agentes de transito, visando assim uma melhor qualificação destes profissionais já que vivemos em uma cidade turística” sugeriu um agente que não quis se identificar.
Uma outra reunião já está marcada para acontecer as 18hs da próxima segunda-feira, dia 15/08. O sindicato irá informar o local e mobilizará todos os guarda cabedelense. 
Clique aqui e acesse a Lei 1.472/2009 (Estatuto da Guarda) questionada na reunião.
Aguinaldo Silva
Fonte: Assessoria do SindGuarda
Compartilhe este artigo :

+ comentários + 14 comentários

8 de agosto de 2011 às 00:31

Realmente a situação do guarda de Cabedelo não está nada boa. Alem de existirem varias Gratificações atrasadas como GEC, GDA, e GRV, vivemos em um clima de assedio Moral "degradação deliberada das condições de trabalho".
Nós somos uma das polcas categorias do município que estamos presentes em eventos de diversas Naturezas e finalidades o ano inteiro, sendo obrigados a trabalhar nos dias de folga, fazendo com que nossa carga Horária ultrapasse as 44 Horas semanais. Mas nem por isso recebemos Horas Extras, que é um direito constitucional. Caso o Guarda se recuse a assinar tais escalas especiais, é convocado para comissão de sindicância onde será punido com suspensão que pode chegar a 120 (cento e Vinte) dias de acordo com nosso Regulamento Disciplinar. Acontece que ninguém pode ser obrigado a fazer Horas Extras, e mesmo que as faça tem todo direito liquido e certo de ser remunerado por elas.
A progressão Funcional do guarda também é um ponto negativo em Cabedelo, já que para exercer cargo de chefia como coordenador, Diretor, inspetor e.t.c é necessário que o guardas tenha um apadrinhamento político fazendo com que estes guardas se tornem cabos eleitorais, MERCENÁRIOS, em busca de receber Gordos salários e com alguns anos conseguir incorporar tais salários. Não importa o grau de instrução ou preparação para exercer estes cargos mas sim quantos votos ele pode conseguir. esta é a pura verdade.
Precisamos de um Plano de cargos carreiras e remuneração (PCCR) e de um piso salarial para que o guarda tenha sua Progressão e assessão Funcional, pela sua qualificação através de cursos, e pelo tempo de serviço valorizando a experiência do Guarda e não por indicação política.

Anônimo
8 de agosto de 2011 às 00:33

Nossa Vitória em cada município, irá se concretizar quando, cada um tiver a consciência da Importância de sua própria participação, pois é fácil quebrar um simples graveto, mas quando Você junta muitos, Fica difícil.

Anônimo
8 de agosto de 2011 às 01:45

Nosso Comando da Guarda de Cabedelo, aplica punições nos guardas, para criar o medo generalizado e assim conseguirem manipular toda a categoria, direcionando os guardas a votarem em seus candidatos. É uma troca, o prefeito e vereadores dão os cargos comissionados, em troca aqueles que a recebem devem aterrorizar os guardas, prejudicando suas vidas pessoais, colocando estes em postos de serviços insalubres e perigosos, em cargas horárias com um número reduzido de folgas, para que estes votem em quem eles querem. É um jogo politiqueiro da perseguição.

Anônimo
8 de agosto de 2011 às 15:55

os guardas agora tem uma importante representação.pela luta de melhores condições de trabalho e melhoria salarial.

8 de agosto de 2011 às 17:55

é isso ai companheiros vamos a luta por nossos direitos que a muito tempo esta em agavetados mas esperamos que com a luta de todos nos chegaremos a alcançar o nossos objetivos tão merecedores.

8 de agosto de 2011 às 23:10

O SINDGUARDAS-PB conclama seu associado de Cabedelo para participe das reuniões, não tenham medo de represálias, pois se isso acontecer estejam certos de que nós estaremos denunciando qualquer abuso que venham a cometer contra nossos filiados. Para que tenhamos um sindicato forte e que seja capaz de transformar os anseios da categoria em realidade é imprescindível a participação de todos. Chegou a hora de lutarmos para que as melhorias aconteçam de forma igualitária para todos, sem favorecimentos, que é o que nós vemos em quase todas as Guardas do Estado

Anônimo
9 de agosto de 2011 às 09:26

A função das Guardas Municipais não é apenas proteger o "patrimônio" não era necessário ter
o único órgão municipal listado na Constituição Federal, e inclusive no capitulo que se trata da
segurança pública Art. 144, tal importância da Guarda Municipal, porque na visão turva para
muitos "Guardas Municipais deve apenas tomar conta de patrimônio", o capitulo da segurança
publica e o artigo 144 ainda carecem de regulamentação, mas como a CF também baliza suas
intenções, as leis que criam as Guardas estipulam competências e norteiam o interesse local.
Assim como existem Polícia Federal e Estadual, nós Guardas, seremos a Polícia Comunitária do futuro, pois as ocorrências e delitos acontecem nas ruas e bairros das cidades, e é onde atua o Guarda Municipal.

9 de agosto de 2011 às 09:39

GCM EDILSON eu acho que enquanto alguns guarda civil municipal estiverem se vendendo ou se alugando para os prefeitos,as guardas não vão alugar nenhum,algns GCM não pode receber um cargo de inspetor ou uma gratificação que vira as costa para os companheiro,ai começa a entregar ou persequim os companheiro.
vamos pensar que esse cargo e essa gratificação e passageira e que e por (4 anos),temos que conquistar essa gratificação e efetiva-la no nosso contra cheque para que quando nos aposentarmos levarmos conosco e temos que mostrar a todas as pessoas que as guardas civis municipais não são policias,guardas costa,capanga dos prefeitos.e sim somos guarda das comunidades e do povo pois não somos guardas por 4 anos e sim por 30 anos ou mas
esta e a parcela das guardas civis municipais para com a segurança publica nos municipios,nos estados e no brasil.
As guardas civis municipais não veio para tomar o lugar de ninquém e sim buscar o seu espaço na segurança publica viemos e temos que somar e mutiplicar as forças com as policias(civis e militares e os bombeiro e outros orgão da segurança publicas em geral) nos dias de hojê principamente na segurança publica tem espaço para todos pois o crime organizado esta cada vez mais organizado pois a violência esta crescendo dia apos dia vamos sem sincero,quem esta mas proximo das comuidades? a guardas ou a policias
e claro que é as GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS pois ele esta nas ruas, nas praças,nos orgãos publicos.

GM.Tiago
9 de agosto de 2011 às 17:36

Gm.Tiago
Companheiros!
A Guarda Municipal precisa efetivamente ser estruturada para desempenharmos nossa missão constitucional consequentemente seremos reconhecidos pela sociedadade como uns dos orgãos indispensaveis para segurança pública.Contudo,para reinvindicar melhores salarios precisamos continuamente nos capacitarmos e desempenharmos nossa funçao com as condiçoes de trabalho,tais como:armas;radios-amadores;viaturas;coletes;taser;bases de apoio,etc. A prefeitura de Cabedelo podera conseguir convenio com o PRONASCI para receber recursos financeiros destinados a aquisiçao de equipamentos,predio da Guarda Municipal,viaturas(carros e motos), armas ,coletes,radios-amadores,inclusive conseguir que seja pagar aos integrantes da guarda municipal o bolsa-formaçao para os que fazem os cursos do PRONASCI.
Enfim,precisamos que todos participem das reunioes e negocioes com o Prefeito de Cabedelo José Regis,pois a conquistas serao de todos os companheiros da nossa querida Guarda Municipal de Cabedelo.


Suadaçoes Azul Marinho!!!!!!!!!!!!!!!!!!111

Ednaldo
10 de agosto de 2011 às 20:16

Começa no dia 16 de agosto de 2011 o próximo ciclo do SENASP. Apesar de atualmente não recebermos nenhum centavo devido aos nossos representantes, convém fazer esses cursos, pois servem pelo menos para aumentar nossos conhecimentos. Estejamos à frente do computador a partir das 23:00 horas do dia 15 próximo. Bons estudos.

GM.Joao
11 de agosto de 2011 às 11:11

Gm.Joao.
Bom dia !
Guerrreiros!

Nos deveremos se mobilizarmos para sanar esse caos instalado na Guarda Municipal de Cabedelo,pois existe um cenario de pouco salario e pouca condiçao de trabalho,mas de muita perseguiçao Guarda municipal.
logo exigiremos soluçoes ao Secretario de Segurança Francisco Vieira e ao Prefeito Jose Regis.
Abrs

Marcos
11 de agosto de 2011 às 11:38

Presidente da Associaçao(AMDR)

Ola!



Há duas semanas, os vereadores do município de Bayeux aprovaram por unanimidade um projeto enviado pelo prefeito Jota Júnior (PMDB), aumentando de R$ 669,00 para R$ 1.335,00 o salário dos guardas municipais da cidade.

Contudo,assim como os salarios o prefeito de Cabedelo Jose Regis precisa adquirir mais viaturas(30 carros e 50 motos), capacitar ,coletes balisticos , armar(100 pistolas e 50 espingurdas cal .12) toda tropa e nao apenas um grupo que faça jogo politico dele,pois o restante da tropa e a populaçao devera votar contra o prefeito nas eleiçoes 2012,bem como a prefeitura podera ser acionada na justiça comum e denunciaada no ministerio publico de cabeelo,conforme foram feitas varis denuncias junto a esses orgaos.

No entanto,temos que adquirir essas a conquista ,pois a participação do município no combate ao crime, além de necessária, é uma tendência em todo o país. Esses profissionais devem é ter estímulo e reconhecimento mesmo.

Logo,Sr. Prefeito Jose Regis como chefe maior e representante do povo cabedelense devera cumprir com o que a sociedade cabeelense clama que é o municipio como estado tem o dever de fazer sua parte na segurança publica atraves da Guarda Municipal para isso os mesmos precisam cada vez mais melhores salarios,capacitaçao e condiçoes de trabalhos,pois todos sairam ganhando,tais como:o Prefeito com a sua boa administraçao,a tropa da Guarda Municipal e principalmente a sociedade de cabedelo.

11 de agosto de 2011 às 22:43

Esta mobilização é legítima porque busca uma representatividade mais adequada e está focada em questões de regulamentação e valorização. O papel da guarda no município de Cabedelo merece uma grande atenção e redefinição.
Pode contar com o apoio da ACICA.
Ernesto Filho (Ernestinho) Presidente da Acica.

Anônimo
17 de agosto de 2011 às 11:16

Agradecemos o apoio do presidente da ACICA e aproveito também para Fazer duas perguntas aos internautas, e em particular a Ernesto Filho (Ernestinho) já que sei que é uma Pessoa bem informada e bastante Competente.
Se pesquisarmos no Sagres, especificamente na folha de pessoal verificamos que A Categoria Guardas Municipais está dividida em duas Partes
uma com 71 Guardas efetivos e a outra com 160 também efetivos. A Primeira Pergunta é: Se todos são Guardas Municipais Qual a Razão de Haver Duas Listas? Será Que temos Vigias e Guardas Em nossa Corporação? Outra Obsrvação: Segundo o Sagras na prefeitura de Cabedelo-PB há 374 Cargos Comissionados. A Segunda Pergunta é: Porque na lista de Cargos Comissionados do Sagres, Não Aparece Estes Guardas que exercem Cargos Comissionados:

ADRIANA FERREIRA DE OLIVEIRA Secretaria de Seguranca Inspetora
AGILVAN LORIS DA SILVA COTTA Secretaria de Seguranca Presidente da Comissão de Sindicância
ALEXANDRE DA SILVA SOARES Secretaria de Seguranca Diretor Administrativo
ANA LUCIA DO NASCIMENTO BARBOSA Secretaria da Fazenda Função indefinida
ANDREA BEZERRA DA COSTA Secretaria de Seguranca Inspetora
ANTONIO LUIZ DA SILVA Secretaria de Seguranca Coordenador do Trânsito
BETANIA DE OLIVEIRA GOMES Secretaria de Seguranca Inspetora
CECILIO BATISTA GUEDES NETO Secretaria de Seguranca Inspetor do Trânsito
CLARYTA DE OLIVEIRA ROCHA Secretaria de Seguranca Inspetora
FRANCISCO BATISTA DE MACEDO NETO Secretaria de Seguranca Inspetor dono da shot advence training
ISRAEL LUIZ QUEIROZ DE FRANCA Gabinete do Prefeito Função indefinida
JOSE EUZEBIO DOS SANTOS JUNIOR Secretaria de Seguranca Inspetor Geral
JOSEANE SOARES E DOS SANTOS Secretaria de Seguranca Inspetora do Trânsito
JOSELITO DOS SANTOS SANTANA Secretaria de Seguranca Diretor Operacional
SALVATORE DE FRANCA Secretaria de Seguranca Inspetor
SOLANGE FELIX PESSOA GALVAO Secretaria de Seguranca Inspetora
TEREZA CRISTINA DE O ZUCCA Secretaria de Seguranca Inspetora
VERA LUCIA FREIRE FERREIRA Secretaria de Seguranca Inspetora
ZACARIAS HONORIO DA S JUNIOR Secretaria de Seguranca Inspetor
ELINALDO GOMES CHAVES Secretaria de Seguranca
ROZINALDO DE BARROS DA SILVA Secretaria de Seguranca
JOSE RONALDO BEZERRA DA SILVA Secretaria de Seguranca
ALEXANDRO FERREIRA BARBOSA Secretaria de Seguranca Inspetor
JOSE WASHINGTON GOMES PEREIRA Secretaria de Seguranca Coordenador do Trânsito

Todos são comissionados. Agradeço a resposta e participação de Todos. Obrigado!

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. TV Periferia Cabedelo - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger