Populares foram a sessão de leitura do pedido de impeachment de Leto Viana na Câmara de Cabedelo que decide sobre tramitação na próxima terça-feira (22)


A população lotou as galerias da Câmara de Cabedelo. Do lado de fora, uma multidão também acompanhou a entrega do documento.
Vários cidadãos cabedelenses que, diga-se de passagem, não tem o hábito de frequentar o parlamento, mas, prestigiaram na sessão realizada na noite desta terça-feira (15), na Câmara Municipal de Cabedelo, a leitura do pedido de impeachment do prefeito afastado da cidade, Leto Viana, e do vice-prefeito, também afastado, Flávio de Oliveira.

A Presidente da Casa, vereadora Geusa Ribeiro (PRP), após leitura, feita durante a sessão, determinou que o pedido fosse encaminhado para a análise e emissão de parecer, do setor jurídico da Casa. Marcando para a próxima terça-feira, 22/05, as 20:00hs, a decisão do plenário sobre o recebimento.

A vereadora e atual presidente do poder legislativo da cidade, Geusa Ribeiro, até já admitiu o recebimento do processo, porém, não se pode garantir a sua tramitação até o final e que seja referendada a vontade do povo. Que segundo as entidades e os partidos de esquerda, são pelo impeachment e o afastamento definitivo de Leto e seu vice. Já para os defensores de Leto, ainda fortes na administração e no poder legislativo, são pelo arquivamento do processo e manutenção do status quo.

Para a tramitação, precisa de maioria simples, ou seja, metade mais um. Mas, para o afastamento definitivo, precisa-se de dois terços dos membros da casa dizerem sim ao impeachment, dez vereadores. Será que existe essa vontade nesse momento naquela casa?

O pedido de impeachmento foi protocolado na última quinta-feira (10) e foi assinado pelo PSOL, PT , PSB, PC do B, PTC, Associação Cabedelense para a Cidadania (ACICA), Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cabedelo (SINDCAB), União Cabedelense de Entidades e Movimentos Sociais (UCEMS), Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM), Cooperativa de Trabalhadores e Prestação de Serviços e de Produção de Cabedelo (COOPETRAC), Grupo Cultural Tambores do Forte , Movimento Cultural de Cabedelo, o deputado estadual Anísio Maia e o Sindicato dos Portuário de Cabedelo, entre outras entidades.

Leto Viana está preso desde o dia 3 de abril, quando foi deflagrada a Operação Xeque-Mate. Ele e mais 25 pessoas foram denunciados no último dia 8 pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) por integrar uma organização criminosa, desvelada pela Operação Xeque-mate. Além de Leto Viana foram denunciados a primeira-dama Jacqueline Monteiro França; o presidente da Câmara de Vereadores, Lúcio José do Nascimento Araújo; o radialista Fabiano Gomes da Silva; o empresário Roberto Ricardo Santiago Nóbrega; o ex-prefeito da cidade, José Maria de Lucena Filho; vereadores e servidores municipais.

A denúncia oferecida pelo MPPB, protocolada no Tribunal de Justiça da Paraíba, é alicerçada em farto material colhido durante o esforço desenvolvido pela Polícia Federal e pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco/MPPB).

Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. TV Periferia Cabedelo - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger