Cabedelo e Lucena estão entre as dez cidades paraibanas classificadas pelo Ministério do Turismo para receber turistas durante a copa de 2014.
O Ministério do
Turismo definiu os 88 produtos e 184 destinos brasileiros em municípios
distantes até três horas (via terrestre) ou até duas horas (via aérea) dos
palcos do Mundial, das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Desse total,
foram indicadas 10 cidades paraibanas e quatro produtos.
No segmento sol,
praia e esporte - e eventos como produtos -, foram selecionados João Pessoa,
Cabedelo, Lucena e Conde. No segmento cultural foram selecionados Campina
Grande, Ingá, Esperança, Pocinhos, Bananeiras e Guarabira, com destaque para o
Maior São João do Mundo e o agreste paraibano.
A ideia do
Ministério do Turismo é incentivar o visitante a conhecer os atrativos
localizados no entorno das sedes, aumentando o fluxo turístico, a distribuição
de renda e a geração de emprego. Um total de 600 mil estrangeiros e 3 milhões
de brasileiros deverão circular pelo Brasil no mês da Copa do Mundo. Pela
estimativa oficial, o País vai totalizar 7,8 milhões de viagens domésticas no
período. “Nossos estudos indicam que cada estrangeiro realizará uma média de
três viagens pelo Brasil durante o mês da Copa do Mundo. Traçamos uma
estratégia para intensificar o fluxo de deslocamentos, beneficiando o maior
número de municípios e distribuindo melhor a geração de emprego e renda”,
antecipa o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
O estudo começou
há três meses, quando técnicos do MTur e do Instituto Brasileiro de Turismo
(Embratur) promoveram uma oficina de trabalho para definir a matriz de seleção
dos destinos e produtos. “Vamos ampliar o ganho do Brasil com o megaevento de
2014. Queremos receber bem os turistas, apresentar nossos atrativos turísticos
e incentivá-los a voltar ao País o mais brevemente possível”, revelou Gastão
Vieira.
Dos 88 produtos
selecionados, 72 localizam-se num raio de 300 quilômetros das cidades-sede.
Além do segmento sol e praia, a lista engloba: ecoturismo, aventura, esporte,
cultura, negócios, eventos e gastronomia. O MTur trabalha, por meio do
Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamentos Turísticos, na
definição de destinos prioritários e na segmentação do setor.
Os municípios
selecionados terão preferência na destinação de recursos e no destaque da
promoção oficial. Entre campanhas e convênios, o ministério investiu R$ 151
milhões em 2011. O número de 2012 deverá ser muito próximo deste. Para a
promoção internacional do turismo brasileiro, a expectativa é a de que a
Embratur tenha R$ 139 milhões, mesmo valor do ano passado.
Fonte
Paraíba Já com Turismoemfoco.
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