ALPB faz mais uma sessão em defesa do Porto e une políticos e segmentos sociais
Um grande
movimento em prol da continuidade das obras de dragagem do Porto de Cabedelo
foi formado a partir da sessão realizada nesta quarta-feira (25.01) na
Assembleia Legislativa da Paraíba, dentro dos trabalhos da Comissão
Representativa de Recesso. Diversos segmentos, entre os quais, senadores e
deputados federais, deputados estaduais, vereadores e representantes da
sociedade civil organizada assumiram o compromisso de se unirem pela retomada
das obras de ampliação do calado do Porto de Cabedelo, que estão paralisadas
desde o agosto do ano passado.
Como
encaminhamento da sessão, a deputada federal Nilda Gondim (PMDB), se
comprometeu a levar ao conhecimento dos senadores e demais deputados federais
paraibanos a pauta, para que então seja marcada uma audiência com a presidenta
Dilma Rousseff para que sejam feitas as reivindicações necessárias. “Com
absoluta certeza, ela é sensível a projetos dessa natureza e nos atenderá”, afirmou
Nilda.
O
presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo (PSDB) reafirmou
na ocasião, o compromisso do Poder Legislativo, através de sua agenda positiva,
com a pauta de desenvolvimento da Paraíba, que inclui o Porto de Cabedelo. “Por
isso, é importante a união de todas as matrizes políticas em favor da conclusão
da dragagem do canal de acesso ao Porto, essencial para incrementar o
desenvolvimento econômico do Estado”, disse o presidente.
Atualmente,
cerca de 92% das obras estão concluídas, conforme revelou o presidente da
Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome. Ele afirmou que a obra do Governo
Federal, licitada pela Secretaria dos Portos, vinha em um ritmo positivo e
tinha a perspectiva de conclusão em maio de 2011, já com algum atraso. E todos
os encaminhamentos foram realizados pela Companhia Docas. “Só que os cerca de
9% que faltam são uma ‘pedra no caminho’. Do ponto de vista oficial ainda não
temos uma posição da Secretaria dos Portos, de qual o tipo de equipamento é
necessário e qual o volume real que precisa ser retirado e o que foi licitado.
No papel são cerca de 262 mil metros cúbicos, mas achamos que tem mais”,
esclareceu Wilbur.
O
deputado Trócolli Júnior (PSD), propositor da sessão, revelou que se não for
tomada rapidamente uma posição concreta, aproximadamente 40 milhões de reais
serão perdidos. Uma vez que um dos trechos dragado foi paralisado e começa a
ser assoreado. “A Paraíba e Cabedelo não podem mais esperar. Estamos mendigando
recursos extremamente pequenos há oito anos”, afirmou o parlamentar.
A
amplitude do tema foi lembrada pelo deputado federal Efraim Filho (DEM), já que
segundo ele, não é uma questão localizada para atender uma comunidade única. “O
Porto é a porta de desenvolvimento para a Paraíba. O custo de transporte
marítimo representa uma vantagem e agrega valor. O diagnóstico está posto e
agora precisamos do tratamento”, destacou o deputado federal.
O senador
Cícero Lucena (PSDB) enfatizou o grande potencial do Porto de Cabedelo, porém
observou que só ele não é suficiente para o desenvolvimento do Estado. “É
fundamental que estejamos juntos em favor da potencialização do porto e partir
para o projeto do porto de águas profundas”, salientou.
Para o
presidente da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), Buega Gadelha, a
questão dos portos brasileiros é imprescindível, já que existe uma saturação.
“Quanto mais portos melhor. E só uma ação conjunta da Assembleia e outros
setores conseguirá que esta obra tenha fim e possamos pensar quais as
funcionalidades do Porto de Cabedelo”, destacou.
O
presidente do Comitê em Defesa do Porto, Márcio Madruga, parabenizou e
agradeceu a iniciativa da Assembleia Legislativa, através do presidente Ricardo
Marcelo em promover o debate sobre a questão. Para ele, o momento representa um
divisor de águas na história portuária, já que se justifica a mobilização
diante da importância do Porto como ferramenta mestra para entrada e saída de
riquezas.
De acordo
com Madruga, as obras de dragagem estão paralisadas desde agosto e já está no
sexto aditivo. “O povo da Paraíba merece competir de forma mais justa. Não
podemos aceitar que a dragagem tenha sido contratada e licitada de forma
subdimensionada”, afirmou ele que acrescentou que o porto ainda tem uma ocisiodade
ocupacional de 60%.
O Lider
do PT na casa, deputado Anísio Maia, incorporando o radicalismo vanguardiano de
seu partido, sugeriu uma proposta radical para destravar em Brasília
recursos para as obras de dragagem do porto de Cabedelo. Ele defendeu, a ocupação
da Secretaria de Portos, na capital federal, e só deixar o prédio público após
a garantia da liberação de recursos para a continuidade das obras. “Devemos
ocupar a Secretaria de Portos, em Brasília, e só sair de lá depois que
resolvermos este impasse para a Paraíba”, declarou Maia.
Participaram
da sessão, o deputado federal Manoel Júnior (PMDB), deputado federal Aguinaldo
Ribeiro (PP), representantes dos trabalhadores portuários, o capitão dos portos
da Paraíba, Victor Jeronimo Buarque, o ex-senador Roberto Cavalcanti, o
ex-deputado federal Marcondes Gadelha, além de inúmeros deputados estaduais, autoridades
e personalidades locais. Presentes ainda os pré-candidatos a prefeitura da
cidade portuária, Luceninha, Leto, O Engenheiro Quintans, Welington Brito,
Marcos Patrício e o Deputado Trócolli Júnior. O secretário Municipal da Pesca e
Aquicultura representou o governo municipal de Cabedelo.
Fonte e foto: Site da ALPB
Texto: Carolina Pacheco/Walter
Nogueira/Aguinaldo Silva
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