Você sabia que a independência do Brasil não foi completa em 7 de setembro?
E que ela só se deu completamente em 2 de julho de 1823 graça a luta do povo e a expertise de uma marisqueira negra da Ilha de Itaparica que teve grande protagonismo nesta história?
Pois é, isso não te contaram na escola porque a história não foi contada pelos negros!
Os portugueses não se renderam por completo em 7 de setembro de 1822 e se refugiaram na Bahia de onde resistiram por mais alguns meses querendo retomar o poder.
O povo baiano, cansado de ser explorado, decidiram expulsar de vez os remanescentes portugueses e uma mulher negra, marisqueira da Ilha de Itaparica chamada Maria Felipa juntou um grupo de mulheres formosas e foram até os navios portugueses que ainda permaneciam na costa baiana, enganaram os tripulantes vigias e tocaram fogo nas embarcações provocando a redenção total 10 meses depois da data que te contaram!
Mas isso está contado nestas fotos que encontramos na internet e disponibilizamos aqui para você conhecer, curtir, comentar e repassar para seus amigos que nunca ouviu falar dessa batalha e nem da Maria Felipa da Ilha de Itaparica da Bahia de todos os santos.
Fonte e fotos: @manoeladavila
AS, o Influencer Favelado
@tvperiferiacabedelo
Postar um comentário
Deixe seu comentário