14 deputados são denunciado por Hugo Mota na corregedoria parlametar por motim no plenário da Câmara Federal
A maioria dos deputados denunciados são do PL, o líder do partido, Sóstenes Cavalcante (RJ), também está na lista. Há ainda um deputado do PP e o líder do Novo, Marcel Van Hattem (RS).
Deputada do PT não aparece no documento oficial, apesar de denúncia do PL. O partido pediu a suspensão do mandato de Camila Jara (MS) após a denúncia de ter empurrado Nikolas Ferreira (PL-MG) atrás da cadeira de Motta no plenário.
A Corregedoria Parlamentar é o órgão responsável por avaliar a conduta dos deputados. O corregedor Diego Coronel (PSD-BA) terá um prazo de dois dias para analisar os casos e emitir parecer a Mesa Diretora.
Veja a lista dos parlamentares denunciados:
Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do PL
Zucco (PL-RS), líder da oposição
Carlos Jordy (PL-RJ)
Nikolas Ferreira (PL-MG)
Caroline de Toni (PL-SC)
Marco Feliciano (PL-SP)
Domingos Sávio (PL-MG)
Zé Trovão (PL-SC)
Bia Kicis (PL-DF)
Paulo Bilyinskyj (PL-SP)
Marcos Pollon (PL-MS)
Júlia Zanatta (PL-SC)
Marcel Van Hattem (Novo-RS), líder do Novo
Allan Garcês (PP-MA).
Para evitar suspensão deputado diz ser autista e não entendeu o que estava acontecendo. Ja a deputada Julia Zanata levou a filha de três meses para servir como escudo e não ser retirada a força do motim.
Os deputados podem ter seus mandatos suspensos ou cassados, conforme determina o Regimento Interno da Casa. No entanto, a decisão ainda precisa ser analisada pelo Conselho de Ética da Câmara.
O presidente do colegiado vai definir um relator para cada caso, que poderá reduzir ou até aumentar a punição.
Os processos de suspensão precisam ser votados em até três dias. Caso o afastamento dos parlamentares seja aprovado, terá início imediato.
Os deputados terão salário, cota parlamentar e verba de gabinete suspensas tambem.
Postar um comentário
Deixe seu comentário