PARABÉNS A AACC – 40 ANOS DE HISTÓRIA CULTURAL EM CABEDELO....

Nós associados fundadores e demais membros filiados que chegamos à entidade cultural após sua constituição em 1985, vimos através desta nota, parabenizar a Associação Artístico-Cultural de Cabedelo (AACC) pelos seus 40 anos de fundação, sempre se pautou na defesa da cultura cabedelense ao longo dessas quatro décadas, construído histórias e realizando sonhos de vários artistas dos seguimentos culturais de Cabedelo.
A AACC, é alicerçada num trabalho de formação cultural que fora iniciada pela UFPB junto a moradores de Cabedelo, os quais identificados com a cultura histórica cultural-tradicional do município, nos anos de 1977 a 1980. Esse trabalho passou a ser desenvolvido de forma genérica e assistemática, com profunda transformação a partir de 1981, quando da instalação de um grupo de trabalho que reuniu profissionais e estudantes da UFPB, além de comunitários de várias áreas do conhecimento artístico cultural, numa ação que foi intitulada “Projeto Cabedelo”. Este por sua vez, surgiu atrelado ao Programa “Interação entre Educação Básica e os Diversos Contextos Culturais existentes no Brasil”, patrocinado pelo Ministério da Educação e Cultura que se instalou em Cabedelo e contou com o apoio irrestrito da Prefeitura de Cabedelo, na gestão do saudoso Prefeito Municipal Dr. Hugo Viana, tendo como Secretaria da Educação e Cultural, a professora Valdenice Cardoso. 
A AACC surge dessa “árvore genealógica”, pois somos resistência cultural, como disse o poeta e compositor Capiba nos versos dessa canção: “E se aqui estamos, cantando esta canção, viemos defender a nossa tradição e dizer bem alto que a injustiça dói, nós somos madeira de lei que cupim não rói”
A AACC, fundada em 22 de agosto de 1985, é uma entidade civil sem fins lucrativos, com finalidades culturais, em Cabedelo. Sua atuação foi reconhecida como central para o fortalecimento da identidade de grupos vulneráveis na Paraíba.
A associação foi reconhecida de utilidade pública municipal e estadual, respectivamente, através das leis nº 594 e nº 5.423 e é um Ponto de Cultura, um Ponto de Memória e de Inclusão Digital reconhecidos pelo Ministério da Cultura.
Desde a sua fundação a AACC, vem procurando incentivar as expressões artísticas da cidade de Cabedelo, prestando apoio a diversos grupos e segmentos culturais, como forma de resgate e preservação dos costumes populares e dos valores culturais do município, além de estimular grupos de teatro, folclore, dança, exposições de artes plásticas e visualidades, produção e comercialização do artesanato local.
Estimula movimentos sociais, com a sua participação efetiva no desenvolvimento turístico da cidade, no assessoramento ao poder público na formulação e implantação de sua política cultural, na criação de incentivos fiscais, assim como foi a Lei Municipal de Incentivos Fiscais à Cultura, reconhecida como Lei Padre Alfredo Barbosa/CONMIC, construída de forma democrática, participativa para realização de sonhos de agentes culturais, produtores culturais, grupos de culturais populares e demais artistas cabedelenses e ao longo de sua história tem sido uma grande parceira da encenação do espetáculo da Paixão de Cristo de cabedelo, produzido pelo Grupo de Teatro Amador Alfredo Barbosa (GTAAB) há 44 anos no município e, desde 34 anos de montagens na Fortaleza de Santa Catarina.  
A partir de 1991, dada a situação de abandono em que encontrava-se o Forte de Santa Catarina do Cabedelo, construída à época colonial pelos portugueses, que esteve abandonada e isolada por muitos anos, sendo depois, e até 1979, jurisdicionada ao Ministério do Exército, quando restaurada e fechada à visitação pública há mais de 20 anos, a AACC assumiu, na época, a responsabilidade pela sua conservação e preservação, reabrindo-a à visitação em 24 de março de 1991 do mesmo ano e com seríssimas dificuldades passou a administrá-la durante o dia, realizando diversas programações artísticas e culturais" até agosto de 1995, quando transferiu a sua gestão à Fundação Fortaleza de Santa Catarina.
Desde então, a AACC tem realizados diversos projetos culturais na Fortaleza de Santa Catarina para as crianças e juventude, a exemplo a formação de músicos para a Banda 12 de Dezembro; Formação de Guias de Turismo; Curso de Informática Básica para ajudar nossos jovens nos primeiros empregos no comércio local, estrada de cabedelo e na área metropolitana de João Pessoa. 
Organização do texto: AACC.
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. TV Periferia Cabedelo - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger