Dom José Maria Pires diz que não tem mágoa da ditadura


O arcebispo emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires, foi o entrevistado de ontem à noite no programa Bastidores, apresentado pelo Padre Albeni Galdino, na TV Master. Entre outros assuntos, o religioso falou da pecha de "comunista" que lhe foi atribuída por setores conservadores da igreja católica e pela ditadura militar e disse que não se incomodava com o adjetivo:
- O problema não era eu, mas sobretudo Dom Hélder Câmara. Ele dizia: Se eu dou um pão a uma pessoa carente, dirão que eu sou generoso. Se eu ensino o sujeito a trabalhar, me chamam de comunista. Nós tomávamos a defesa do povo e dávamos preferência ao povo. Quem maltratava e espezinhava o povo achava que nós éramos comunistas. Mas, éramos comunistas como Cristo foi. Ele defendeu o direito do pequeno, do pobre, da prostituta e ficou sempre do lado dos pobres.
Dom José Maria Pires também falou de sua convivência com os generais na época da repressão militar:
- Com alguns, a convivência foi realmente muito boa. Mas, de maneira geral, não tenho queixas do Exército. Toda vez que era preciso ir falar com alguns desse generais, eu ia. Não tenho mágoa. Simplesmente, quando era necessário discordar, eu discordava e chegava a discutir. Com um deles, discuti durante o dia todo quando se editou o ato que fez com eles passassem por cima do vice-presidente da República Aureliano Chaves e constituissem um triunvirato. Eu pedi uma audiência e fui dizer a ele que não iria ao desfile da Independência em protesto contra o fato deles terem rasgado a Constituição, passado por cima do vice-presidente e nomeado três generais para governar. Discutimos até meia-noite e eu disse a ele que iria para casa e não iria ao desfile. Eu protestava, mas não falava mal em público. Sabia que eles estavam cumprindo a missão deles. Eu discordava da maneira, mas eles cumpriam o dever deles e eu, o meu.
Funte: ParlamentoPB
Compartilhe este artigo :

+ comentários + 2 comentários

Isaac
24 de outubro de 2012 às 14:51

Uma pena que tão laborioso faz parte dessa esquerdista Teologia da Libertação, marxismo cultural em contraposição à Igreja, incidindo no relativismo dessa seita, como recentemente na Unisinos.

23 de janeiro de 2013 às 10:21

DESCONFIEMOS DE LULA, ONGS, IMPRENSA PRÓ GOVERNO, EDIR MACEDO-PRB E PADRES VINCULADOS ÀS IDEIAS E POLÍTICAS DO PT.
Sempre que se deparar com discursos de Lula e membros ordenados da Igreja católica, padres e até bispos vinculados ao planos e ideias do PT, desconfie: seriam apostasiados – o caso dos afiliados à esquerdo-comunista Teologia da Libertação, a Marxologia da Subversão, parceira do PT ou seriam agentes comunistas infiltrados na Igreja, há muitos casos, estão aí para desmerecê-la, passando-se falsamente como verdadeiros obreiros.
Na verdade, sabemos que os pobres nas ideologias comunistas e nas suas ações são apenas “massa de manobras” para interesses escusos para cairmos para os lados deles, em cima de sua pretensa defesa; mentira, só propaganda.
Muito ao contrario, comunistas detestam pobres, confina-os como gado no curral como em Cuba, Coreia do Norte e mesmo na China submetendo-os todos ao escravagismo.
E ai de quem discordar das ideias do governo…
Há constantes denuncias que a maioria das ONGS seriam montadas por políticos para se beneficiarem, especialmente pró governo PT
Afinal, que esperar de materialistas e ateus, adeptos de ideias similares às do nazismo?
Vá a Cuba em turismo e se arrependerá de ter visto o “paraíso dos pobres”, a carencia total em que vive o povo, denunciado até por jornalistas esquerdistas, as multis fotos de lá comprovam-no, que tanto os petistas na propaganda dizem defender e idealizar…

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. TV Periferia Cabedelo - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger